[Resenha] Alma?

by 05:49 0 comentários
Autor: Gail Carringer
Série: O Protetorado da Sombrinha #1
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 308

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

O que dizer sobre Alma?
Foi um livro que me deixou curiosa por ter o nome da série O Protetorado da Sombrinha. E eu fiquei querendo saber o porquê disso. Ai fui ler a sinopse e vi “um romance sobre vampiros, lobisomens e sombrinhas”. Pronto me conquistou de vez.
Alma? Foi um livro que custei engatar no começo, mais depois que você pega o gosto por ele não quer mais largar. Tem tudo na medida certa: romance, suspense, ação, sangue, comédia.
A história gira em torno de Alexia Tarabotti que é considerada uma preternatural, isto é, uma sem alma, capaz de anular os poderes dos sobrenaturais com apenas um toque.
Alexia é uma das personagens mais loucas e desbocadas que eu já tive a oportunidade de ler. Ela não leva desaforo pra casa, é culta, sendo que essas é uma das diferenças entre ela e a família. Em falar família, tive uma raiva imensa pela mãe dela, uma senhora que não sabe ver o valor imenso que a sua filha mais velha tem. Alexia também é desprezada principalmente por causa de sua cor, ela é morena, diferente dos outros que são mais brancos.

A única pessoa que admira as discussões com Alexia (mais ele prefere não admitir isso) é Lorde Maccon. Arrogante, mal humorado, mais lindo de morrer. Ele e Alexia não se dão bem desde a primeira vez que se viram, um nunca concorda com a opinião do outro (até porque preferem morrer do que ter que concordar um com o outro), contudo, esses embates são as melhores partes da história, assim como o desenvolvimento da relação deles. As cenas descritas entres os dois são maravilhosas, a autora soube nos contar as coisas que acontecem entre eles sem ser vulgar, ela vai deixando pistas para que possamos imaginar o que acontece entre eles. Para Alexia, tudo é como se fosse uma descoberta científica. Cabe destaque principalmente para a descrição, segundo a nossa heroína, sobre o que seria um beijo de língua.

"- Por que precisa ser assim, sempre tão difícil? – perguntou Lord Maccon, bastante exasperado.Ela sorriu.- Ausência de alma? – sugeriu.
- Falta de juízo! – corrigiu o conde.". (p. 66)

Outro destaque são para os melhores amigos de Alexia, Lorde Alkedama, que é um vampiro muito peculiar, e Ivy, que é humana com seus estranhos chapéus que incomodam a nossa mocinha. bem como para o beta de Lord Maccon, o professor Lyall.

Gail Carringer nos apresenta uma história diferente, com um linguajar um tanto rebuscado, mais que faz com que a trama seja ainda mais bonita. Ela descreve os cenários com uma infinidade de detalhes, as roupas, as máquinas e as invenções do século XIX. Você se sente naquele filme dentro do filme As loucas aventuras de James West. sendo que Alma? é um romance steampunk, que é um gênero ambientado no passado que mistura inovações tecnológicas, principalmente aquelas que utilizam vapor, daí o termo. Steam.


"Àquela altura, a preternatural já sabia lidar com as queixas dele. Olhou ao redor: como todos pareciam devidamente ocupados, aproximou-se e mordiscou o pescoço do conde com delicadeza.". (p. 281)

Ansiosa pelo próximo volume da saga, que se chama Metamorfose?.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...