[Pequenas Impressões] Nova Coluna

by 10:00 8 comentários

Esse espaço será dedicado a literatura infantil e infanto-juvenil onde colocaremos opções de livros para nossas crianças e adolescentes. Tendo em vista que as crianças são o futuro de um amanhã melhor.
Não sei se muitos notaram, mas a leitura infantil e infanto-juvenil vem crescendo bastante e se destacando no nosso meio literário. Autoras como Thalita Rebouças, Patrícia Barbosa, Paula Pimenta são algumas referencias de nossa literatura nacional que vem enchendo a mente de nossas crianças com situações que elas vivenciam constantemente em seu dia-a-dia.
Temos alguns títulos de literatura fantástica que também fazem com que a criatividade de nossos pequeninos tenha voos altos como: A lenda dos guardiões, O Guia do Mochileiro das Galáxias, As Crônicas de Nárnia entre outros.
Enfim, o ponto principal de tudo isso é a motivação que a literatura da para que nossos irmãos, primos, sobrinhos, afilhados e filhos cresçam com esse espirito de que a leitura é algo que fica para a vida toda.
Uma criança que lê se desenvolve mais rápido, tanto mentalmente como oralmente. Ela entende mais rápido que acontece ao seu redor, cria certas conversas com as pessoas ao seu redor e melhorando assim seu convívio. Creio que a literatura não distancia a criança dos livros escolares e sim ajuda a entender certos textos que são extremamente chatos e cansam até a visão da criança.
Agora voltando a você! É você mesmo que está lendo essa nossa pequena apresentação. Com certeza tem alguma criança ou adolescente na sua casa ou na sua família. Você já leu algo para ele alguma vez na vida? Seus pais liam para você antes de dormir?


Você sabia que um dos principais influenciadores das crianças são os pais?
Tendo em vista que eles não fazem o que falamos mas sim o que fazemos. Se você lê constantemente perto de uma criança, logo ela irá repetir o feito. E assim criando um vinculo entre os dois. Há coisa mais linda que isso? Não! *-*
A ciência comprova que o bebê mesmo estando no ventre sente a vibração das ondas sonoras que ficam do lado exterior. E a que é mais frequente é a da sua mamãe. A mãe que lê para seu pequenino já traz na bagagem uma criança que cria estímulos diante das situações que ainda ira vivenciar e claro será altamente intimo da dona da voz que tanto escutava ao longo de sua desenvolvimento.

E então o que você pretende fazer? Não fique parado(a) pegue qualquer tempinho livre e leia para uma criança. 
E deixa eu contar um segredo: Isso não vai doer e muito menos fazer mal. E depois que você observar o belo sorriso que ela irá dá tenho certeza que se seu dia foi ruim irá melhora nesse exato momento!



8 comentários:

  1. Adorei Mari, tenho um irmão de poucos meses, e quero que ele seja um leitor igual eu, então daqui a um tempo vou começar a ler para ele. O do meio já lê também. Adoro essa campanha da foto "Leia para uma criança - Isso muda o mundo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente lipe, a leitura ajuda a criança a mudar o mundo. E fico feliz por você fazer isso. Com certeza você será um super herói para esse garotinho! Bjos

      Excluir
  2. Adorei a nova coluna, muito interessante! É mesmo sempre bom incentivarmos a leitura desde pequenos, pois o hábito de ler ajuda muito em muitas coisas e, quando temos-o desde crianças, torna tudo melhor. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani obrigada pela visita! E é verdade se tivermos o habito de ler desde pequeninos tudo se torna melhor. Bjos!

      Excluir
  3. Mari temos que promover esse incentivo mesmo, afinal os pequenos leitores com pouco tempo viram grandes leitores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caçadora, isso é verdade. Creio que as crianças ainda não são estimuladas o suficiente em questão da leitura. E como disse os pais são os grandes incentivadores. Obg pela visita!

      Excluir
  4. Adorei essa coluna e espero boas indicações infantos p/ ler, gosto bastante do gênero e sempre tento dar uma chance...

    Andy_Mon Petit Poison
    #ResumoDoPoison bit.ly/1uEsOvR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy eu espero poder indicar livros com bons conteúdos e que as crianças aprendam com eles e que o ensinamento fique para a vida toda.
      Bjos obrigada pela visita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...