[Resenha] O Melhor de Mim

by 07:35 2 comentários
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Paginas: 270

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Eu sou muito fã de Nicholas Sparks, mas nunca tinha comprado um livro dele, apenas assisti a todas as adaptações dos seus filmes. Enfim comprei três de seus livros e resolve adiantar a leitura desse logo após ver o trailer (colocarei no final) do filme.
“O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira.” (capa)
O Melhor de Mim é simplesmente tocante do começo ao fim. Não sou de chorar, mas posso dizer que a cada página eu lia com o coração na mão. Muitos momentos de estremo suspense.
Uma vez ou duas eu havia falado a alguém que os livros de Sparks têm um pouco de sobrenatural, talvez algumas pessoas não tenham notado, mas ele sempre coloca aquele momento enigmático em seus livros. Neste não foi diferente Dawson sempre via um homem que ele nem se quer conhecia, mas que no fundo teria um proposito para ele. Nas muitas vezes que ele aparecia ajudava-o de alguma forma.
A história de amor de Dawson e Amanda é muito ingênua e delicada. Conheceram-se na escola e depois da primeira aula de laboratório juntos não se largaram mais. Em alguns momentos me identifiquei com eles (sim, creio que muitos que leram também), mas como acontece em muitos romances sempre tem algo que os impede de ficar e nesse caso são os pais de Amanda. Como a cidade de Oriental é pequena todo mundo se conhece e a família de Dawson não é a das melhores pela redondeza. E como diz aquele ditado: por um todos pagam. Ele pagava pelo sobrenome que carregava.
“Da família Cole faziam parte contrabandistas de bebida, traficantes de drogas, beberrões, cafetões, assaltantes, homens que batiam nas esposas, pais e mães que agrediam os filhos, mas, sobretudo sua marca registrada era a violência.” (pág. 14)
Visto que isso acarretaria grandes problemas para Amanda ele decidiu que o melhor seria terminarem e foi o que ele fez mesmo contra o que sentia por ela. Neste momento eu entende, mas nossa foi um peso que eu carreguei no meu  peito quando li.
“- É por minha causa. Nós dois sabemos disso. – Ele chutou o chão. – Quando você ama uma pessoa, precisa libertá-la, não é? (...)
(...) – Dawson...
- Não! – explodiu ele, afastando-se rapidamente. – Você não está ouvindo. Acabou está bem? Não tentamos, não deu certo. A vida continua. ”(pág. 23)
Anos depois eles se reencontro para o funeral de um amigo em comum. Só não esperavam se reencontrar. O Tuck fez três cartas antes de falecer e armou esse encontro para os dois o que deixa a história ainda mais interessante. Mas cada um com seus problemas que ainda interfere no meio dos dois como a vida conjugal de Amanda e os parentes de Dawson que não o deixa em paz em nenhum momento.
O tempo passou, mas o amor dos dois ainda estava ali em Amanda um pouco tímido, mas se guardando para um momento especial e de Dawson só a espera de sua amada. Quando ele a viu parecia que nada havia mudado nem o tempo. Ele nunca se casou esse tempo todo o que deixa Amanda um pouco com vergonha do fato de ela ser casada.
Aprendi muito com os dois em cada situação que foram submetidos. O jogo de cintura que Amanda tem em certos momentos e com o jeito de Dawson tentar não interferir na vida dela, mas ao mesmo tempo querendo que ela seja sua. Muitos momentos perigosos que eles passaram fizeram com que eles amadurecessem mais.
Os livros de Nicholas Sparks são como uma macieira tem as maçãs boas e as podres, não digo podre de ruim, mas com momentos em que seu psicológico pode ficar meio alterado e seu coração ferido com certos tipos de emoções.
Vamos acompanhar o trailer do filme que estreia dia 30 de outubro de 2014.

2 comentários:

  1. Oie! Não gosto muito dos livros do Sparks, pois acho muito previsível. Agora, sobre a resenha, senti falta de você falar um pouco mais sobre o que sentiu ou que o livro apresenta, além da história.
    bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, pelo comentário Anna! É difícil dizer, pois eu sentir uma mistura e amor e ódio. Se é que me entende. Sou fã dele, apesar de esse ser o primeiro livro que leio. Você disse que ele é previsível, mas nesse livro eu não sabia o que esperar por isso lia com o coração na mão. Mas a história é mesmo linda.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...